Curso certificado pela 

DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho

Curso esgotado

Terceira edição ainda mais ampliada

 

Este ano o programa e a equipa voltaram a crescer!

Descobre mais aqui e aqui.

Um olhar profundo sobre as bases da saúde psico-física da mulher
 

 

Conteúdos do curso

 

O curso Saúde Integral da Mulher é um curso único no seu género, que pretende oferecer a todas as mulheres um olhar profundo sobre as bases da sua saúde psicofísica.  Aqui se cruzam e se integram várias áreas do conhecimento do corpo feminino, várias abordagens naturais aos problemas físicos específicos das mulheres, assim como olhares e perspetivas diferentes sobre temas importantes como sexualidade e arquetipos psicológicos femininos.

 

Local do curso

O curso é ministrado nas instalações do Instituto Macrobiótico de Portugal, na Rua Anchieta n. 5, em Lisboa.

Estrutura e horários

 

De Outubro a Junho, um fim de semana por mês,

das 10 às 17,30 (com pausa para hora do almoço).

Objetivos do curso

 

A fisiologia feminina pode e deve ser compreendida desde o ponto de vista racional e analítico, mas ao mesmo tempo a ciclicidade mensal contém e manifesta significados emocionais, sociais e sexuais que transcendem completamente a dimensão científica do fenómeno. O objetivo do curso é a descoberta destes significados e das suas conexões e interrelações na nossa vida diária é, para que esta sabedoria de género possa ser partilhada com outras mulheres (e homens), e aplicada na nossa vida e/ou profissão.

A quem se destina?

 

O curso é aberto a todas as mulheres de todas as idades que tenham interesse no seu próprio caminho de auto-conhecimento e cura.

 

Porque um curso e não uma serie de workshops?

 

Do ponto de vista fisiológico, todas temos um passado (puberdade, juventude, desafios ligados à fertilidade ou infertilidade), um presente (seja ele qual for) e um futuro (menopausa), com vivências e significados importantes sobre os quais reflexionar. Podemos não querer ou poder ter (mais) filhos, mas  o conhecimento daquilo que é uma capacidade biológica do nosso corpo pode ser uma ocasião preciosa para explorar significados simbólicos da maternidade, que pode ser entendida num sentido amplo, que transcende o facto de conceber e dar à luz um bebé. Além disto, em qualidade de terapeutas, educadoras, tias, irmãs, avós ou amigas, sempre vamos poder ter um papel importante na vida de outras mulheres e mães.

 

Este curso representa um caminho de descoberta onde tudo se integra para criar uma sabedoria de género que possa ser partilhada com outras mulheres (e homens), e aplicada na nossa vida e/ou profissão. A ideia é também chegar a todas as mulheres e não só àquelas que já são super-informadas, ou "muito à frente" a fazer retiros de rituais dionisíacos e círculos de wise women. É começar a criar uma nova cultura feminina a partir da base, da realidade que cada uma de nós vive no dia a dia. E para fazer isto temos que começar a ultrapassar esta ideia dos atalhos, de querer apenas ouvir falar dos remédios naturais para esta ou aquela queixa que nos aflige agora. Esta parte vai estar presente, claro que sim, mas não é só.