














24 Outubro 2020 10-17,30h
Literacia menstrual I
Esta aula pretende desenvolver a habilidade mais fundamental para todas as mulheres: a consciência do ciclo menstrual. Ter consciência do ciclo significa não só conhecer a fundo a fisiologia do ciclo, mas também aprender uma forma de nos entender melhor, gerir a nossa energia e reduzir radicalmente os níveis de stress. Nesta aula estabelecemos as bases para, ao longo do curso, entrarmos numa visão profunda de nossa relação com a menstruação, onde aprendemos a mapear o padrão físico e emocional do nosso ciclo e a descobrir o nosso ritmo individual.
Tópicos:
-
A importancia da literacia do corpo feminino
-
Fisiologia do ciclo menstrual
-
A dança das hormonas que regulam a ciclicidade
-
Fatores que influenciam positivamente ou negativamente o ciclo
-
menstrual (estilo de vida, nutrição, emoções, etc).
-
A menstruação como sinal vital
-
O impacto da saúde menstrual em todos os aspectos da nossa vida
-
O ciclo menstrual à luz da visão oriental: Yin,Yang, 5 transformações.
Formadora: Antonella Vignati
25 Outubro 2020, 10-17,30h
Literacia menstrual II
Neste módulo vamos aprofundar o conhecimento da fisiologia do ciclo, entrando ao mesmo tempo nos mecanismos subjacentes às alterações do ciclo menstrual (irregularidades do ciclo, dores, alterações do humor,, etc.), e possíveis caminhos de cura natural: Nutrição, Fitoterapia, Aromaterapia, Moxibustão, Movimento, entre outras.
Tópicos:
-
Tipos de disfunção menstrual
-
Causas frequentes de disfunção menstrual
-
Considerações nutricionais importantes para a saúde menstrual
-
Meios naturais de regulação baseados em evidencias científicas: plantas medicinais, óleos essenciais, movimento, yoga, entre outras.
Formadora: Antonella Vignati
28 Novembro 2020, 10-17,30h
Cuidar da Saúde do Pavimento pélvico
Esta aula vai retratar aspectos muito importantes da nossa saúde intima.
O pavimento pélvico é uma região muito especial que precisa de ser conhecida por todas as mulheres. Esta região tem um papel essencial na qualidade de vida pois controla necessidades vitais do nosso bem-estar. A maioria das vezes só nos tornamos conscientes da sua importância quando este deixa de funcionar na perfeição. Poucas mulheres o conhecem, sabem quais as suas funções e a importância de cuidar desta região do seu corpo no dia-a-dia.
Para compreender um pouco melhor, os músculos pavimento pélvico têm que ser capazes de contrair ou relaxar no momento exacto para conter ou esvaziar a bexiga e intestino. Desempenha um papel importante de sustentação das vísceras pélvicas (bexiga, útero e recto) para ajudar a manter no seu local anatómico durante toda a vida. É fundamental na satisfação sexual, pois precisamos de músculos ágeis e flexíveis, com o tónus ideal de forma a intensificar o prazer da mulher.
Provavelmente já ouviu falar dos exercícios de Kegel, são uma forma básica para tomar consciência e treinar estes músculos. Mas não devemos ficar por aqui. Vamos aprender como cuidar melhor desta região tão importante.
Tópicos:
-
Anatomia e fisiologia feminina
-
Disfunções pélvicas (incontinência urinária,prolapsos, vaginismo, dor pélvica) e patologias do foro uroginecológico (Endometriose, vulvodínia).
-
Factores de risco para disfunção pélvica
Formadora: Ana Carina Portugal
29 Novembro 2020, 10-17,30h
Contracepção natural (Fertility Awareness Method I)
A contracepção é talvez a questão mais premente na saúde da mulher em idade fértil. Os métodos hormonais extensivamente usados, nem sempre são ideais em termos de saúde a longo prazo e bem-estar geral.
O Fertility Awareness é um método pouco ou nada falado nos meios dos profissionais de saúde, que no entanto oferece uma uma compreensão científica e prática dos sinais de fertilidade a avaliar ao longo do ciclo, o que permite o seu uso como método contraceptivo com a mesma eficácia que a contracepção hormonal, desde que usado corretamente. A vantagem adicional desta abordagem é que permite acompanhar as modificações físicas, e emocionais induzidas pelas fases dos ciclos, assim como as variações de desejo sexual, comportamentos sociais, e percepção do tempo. Em outras palavras, é um meio de nos conectar ao ritmo da natureza dentro dos nosso corpos. Neste sentido, é uma ferramenta essencial que constitui o coroamento da literacia menstrual independentemente da nossa necessidade de contracepção.
Tópicos:
-
O que é o Fertility Awareness Method (FAM)
-
Porque não nos foi ensinado na escola ou proposto pelo médico.
-
Diferenças entre o FAM e outros métodos naturais não fiáveis.
-
Bases fisiológicas do FAM
-
Leis do FAM para usos de contracepção
-
Outros usos do FAM como ferramenta de compreensão do nosso ciclo
-
Panorâmica de todos os métodos contraceptivos existentes e relativa
-
Eficácia com uso perfeito versus uso comum.
Formadora: Antonella Vignati
19 Dezembro 2020, 10-17,30h
Potenciar naturalmente a fertilidade (Fertility Awareness Method II, e outras abordagens)
A fertilidade é simplesmente um reflexo da nossa saúde e como tal devia ser encarada. Tudo o que afecta a nossa fertilidade (sem ser fatores fisiológicos como menopausa ou amamentação intensiva) devia nos preocupar independentemente da nossa vontade de engravidar ou não. Cultivar a nossa fertilidade significa trabalhar a saúde ginecológica e geral para a vida inteira, mesmo que a nossa idade fértil tenha já passado ou que não desejemos (mais) filhos.
A fertilidade é estritamente ligada à saúde menstrual e geral. Por isto, a literacia menstrual e o FAM aprendidos nos módulos precedentes, nos vão dar ferramentas essenciais para nos orientar sobre a nossa fertilidade actual ou futura. Neste módulo vamos aprofundar o uso do Fertility Awareness como método para rastrear ovulação e potenciar a fertilidade natural, assim como estratégias naturais de primeira linha em caso de alterações.
Tópicos:
-
O “elefante na sala”: a saúde menstrual como ponto de partida para a investigação sobre eventual infertilidade ou sub-fertilidade.
-
Potenciar naturalmente a fertilidade: considerações nutricionais, plantas medicinais, movimento, etc.
Formadora: Antonella Vignati
20 Dezembro 2019, 10-17,30h
Cosmética natural
Quando se fala de saúde da mulher, ciclos menstruais e fertilidade, é inevitável falar também da importancia de nos proteger face às substancias que podem desorganizar todo o nosso sistema hormonal. Essas substancias entram no nosso organismo, não apenas pela dieta, mas também pelos produtos de higiene e cosmética que usamos diariamente. Portanto, aprender a fabricar cosméticos verdadeiros e naturais com ingredientes simples e que encontramos na nossa despensa, pode realmente fazer toda a diferença no que diz respeito à nossa saúde.
Nesta aula, falaremos de cuidados de corpo e vamos aprender a fazer:
-
Leite de limpeza
-
Tónico
-
Esfoliante
-
Máscara
-
Sérum em óleo para o rosto
-
Bálsamo de noite
-
Desodorizante
-
Pasta de dentes
-
Óleo anti-celulitico.
Tudo com ingredientes do dia-a-dia através de preparações simples, personalizadas e adequadas às necessidades básicas de cada um.
Formadora: Cátia Cúrica
30 Janeiro 2021, 10-17,30h
Nutrir a Saúde Integral da Mulher: teoria
A saúde do ciclo menstrual depende de muitos fatores. Apesar de ser frequentemente sub-estimado, a Nutrição é sem dúvida um dos factores principais.
Nesta aula de Nutrição vamos aprender:
-
Bases e conceitos fundamentais de Nutrição
-
Fundamentos de nutrição para manter (ou recuperar) um ciclo menstrual saudável.
-
Estratégias nutricionais que favorecem uma mais rápida recuperação da saúde geral e menstrual após períodos prolongados de contracepção hormonal.
-
Como introduzir novos hábitos nutricionais no dia a dia de forma simples e ágil.
Formadora: Antonella Vignati
31 Janeiro 2021, 10-17,30h
Nutrir a Saúde Integral da Mulher: aula prática
Esta aula complementa a aula anterior com informações de carácter pratico. Vamos aprender:
Alimentos a privilegiar e técnicas culinarias básicas.
Confeccionar rapidamente pratos saborosos e com todos os nutrientes essenciais.
Cozinhar de forma saudável e com ingredientes simples e fáceis de encontrar.
Formadoras: Antonella Vignati e Sonia Jordão
27 Fevereiro 2021, 10-17,30h
Sexualidade feminina I
A sexualidade é uma dimensão muito importante da nossa vida contribuindo para o nosso bem- estar geral, sobre a qual existe ainda muita confusão e muitos mitos. Assim não podemos deixar de abordar neste módulo a resposta sexual feminina, como se altera ao longo da nossa vida, para conseguir compreender como funciona, desligar dos mitos e não ter preconceitos de gozar de uma sexualidade plena.
Tópicos:
-
Como cuidar da saúde pélvica
-
Resposta Sexual Feminina
-
Sexualidade nas varias fases da vida
Formadora: Ana Carina Portugal
28 Fevereiro 2021, 10-17,30h
Sexualidade feminina II e Yoga do útero
Esta aula é um prolongamento e um aprofundamento da aula anterior. O que significa a sexualidade para a Mulher, para cada Mulher?
Juntas, vamos tecer uma conversa sensorial circular onde o corpo e o coração nos darão respostas sobre intimidade, afectos, prazer e poder.
Depois, abordaremos a prática de Yoga do Útero, com ovos de cristal de uso vaginal interno (opcional, podes trabalhar com o ovinho sem o introduzir, beneficiando de qualquer modo dos exercícios de consciência propostas)
Cultivando com gentileza a presença consciente e a nudez do coração. Abrindo espaço para a clareza interior pela comunhão plena e total com o corpo, que é uma história viva criada momento a momento.
Os ovos de cristal são parte de disciplinas energéticas da Feminilidade Sagrada milenar de múltiplas culturas.
Pela sua forma e propriedades terapêuticas das diferentes gemas, trabalham com todo o sistema reprodutivo e suas poderosas inter-conexões com o sistema endócrino e nervoso, seguindo-se os restantes sistemas do corpo. Estes sistemas modelam a nossa personalidade psico-emocional pela qualidade das suas interações. Quando trabalhados conscientemente assumem-se como portais de poder interior, transformação e sabedoria; bem como fontes de vitalidade, rejuvenescimento e plenitude.
Benefícios diretos:
-
consciência da energia sexual e direcionamento da mesma para a vitalidade integral
-
vivenciar plenamente a energia Matriz: sexual,. vital, criativa e afetiva
-
harmonizar a relação com o corpo erótico
-
ampliar a experiência da sexualidade conectada ao prazer de viver
-
libertar traumas e re-significar o corpo de dor
-
promover a auto-estima e sanar a auto-imagem
-
preparar o parto natural
-
recuperar e fechar o corpo depois do parto
-
entender a Yoni (vulva, sistema reprodutivo, soalho e triângulo pélvicos) como bases da estrutura bio-emocional da Mulher.
Formadora: Iris Lican
27 Março 2021, 10-17,30h
Puberdade e adolescencia
A primeira menstruação (menarca) sinaliza a entrada no processo de maturação sexual, que vai estar em evolução e mudança durante alguns anos. Infelizmente, esta primeira passagem, nem sempre é vivida com serenidade e ainda menos celebrada como algo positivo. Pelo contrario, muitas de nós ainda lembram e vivenciam trauma, vergonha ou tristeza. Além disto, as raparigas podem demorar anos em começar a ter um padrão menstrual individual “normal”, regular, e sem grandes sintomas adversos associados (síndrome pré-menstrual, dores, acne, etc.). A abordagem convencional nesta fase de ajuste, é quase sempre a de cortar o problema à raiz através da contracepção hormonal, a qual simula menstruações pelos sangramentos mensais que no entanto não são em absoluto ciclos menstruais, e impede o processo de maturação dos eixos hormonais anulando os nossos normais mecanismos biológicos. Neste módulo analisamos as abordagens naturais que podem ajudar a ultrapassar essas questões, em pleno respeito da fisiologia feminina e ajudando a promover saúde a todos os níveis, a curto e longo prazo.
Além disto, vamos aproveitar a ocasião para “re-escrever” juntas a história da nossa entrada na mulheridade.
Tópicos:
-
Maturação do eixo hormonal
-
Abordagem nutricional e fitoterápica a problemas frequentes na puberdade e adolescencia: acne, dores menstruais, instabilidade emocional.
Formadora: Antonella Vignati
28 Março 2021, 10-17,30h
Parto e maternidade
Cuidar a Mãe é cuidar a possibilidade de uma nova vida, não só da criança mas da Mulher Mãe, do casal, da família.
É portanto criar uma cultura de maior afecto, contacto, verdade, sensibilidade e cuidado.
Este encontro é para apoiar cada Mãe no caminho da Maternidade consciente, de si mesma e do seu corpo.
Abordaremos:
-
Yogaterapia e Movimento consciente para a auto-regulação materna
-
Preparação para o nascimento consciente
-
Consciência corporal
-
informações baseadas em evidências científicas sobre parto humanizado
-
Consciência emocional
-
Meditação
-
Vínculo
Formadora: Iris Lican
1 Maio 2021, 10-17,30h
Arquétipos do Feminino através da Imagem das Deusas
"Por causa da mentalidade científica, o mundo desumanizou-se. O homem está isolado no cosmos. Já não está envolvido na natureza e perdeu a sua participação emocional nos acontecimentos naturais que até então tinham um sentido simbólico para ele. O trovão já não é a voz de Deus nem o raio seu projéctil vingador. Nenhum rio contém qualquer espírito, nenhuma árvore significa uma vida humana, nenhuma cobra incorpora a sabedoria e nenhuma montanha é ainda habitada por um grande demônio. Também as coisas já não falam connosco, nem nós com elas, como as pedras, fontes, plantas e animais. Já não temos uma alma da selva que nos identifica com algum animal-selvagem. A nossa comunicação directa com a natureza desapareceu no inconsciente, junto com a fantástica energia emocional a ela ligada."
C.G. Jung in A Vida Simbólica - Vol 18/1 par. 585
É no âmbito da Psicologia de Carl Gustav Jung, enquanto estudo profundo da Alma, que podemos conhecer um campo específico de auto-conhecimento do Arquétipo do Feminino através das diversas imagens que as Deusas imprimiram ao longo da história da humanidade na psique inconsciente das mulheres, desde os tempos arcaicos à antiguidade clássica, estendendo-se até à era moderna da consciência. As suas formas vivas e actuantes, povoando mitos, contos e literatura, bem como a sua capacidade de se personificarem no ser humano, originaram tipologias de personalidade que se reflectem em todas as mulheres de maneiras típicas e com características e implicações únicas.
Pela percepção da chama de cada Deusa, bem como das suas chagas, que poderíamos traduzir como aspectos essenciais e feridos da personalidade, vamos explorar os pontos de saturação destes padrões arquetípicos e zonas de escassez no território da identidade de cada mulher, em níveis tão diversos como a vida emocional, familiar, amorosa, social e profissional.
Através de uma atitude simbólica, ligada a um pensamento não intelectual, mas imaginal, pretende-se que as mulheres do Curso de Saúde Integral da Mulher, possam, através de um trabalho moderno de recuperação da comunicação directa com a -própria natureza-, mapear as rotas da sua energia psíquica e inspirarem-se para trilhar novos caminhos criativos, reencontrando as Deusas vivas no politeísmo riquíssimo do mundo interior.
Formadora: Constança Bettencourt
02 Maio 2021, 10-17,30
Sistema nervoso feminino. Arquétipos e estações internas
Neste módulo vamos mergulhar na influencia das hormonas no nosso sistema nervoso, e vamos considerar o conjunto na dinâmica da dança das neuro-hormonas ao longo do ciclo menstrual.
Ao mesmo tempo, vamos ver como os arquétipos femininos ligados às fases do ciclo menstrual assim como às fases da vida, e ainda aos ciclos da natureza, espelham perfeitamente esta dança hormonal numa intricada “mandala” de símbolos e significados internos e externos (micro e macrocosmo).
Formadora: Antonella Vignati
29 Maio 2021, 10-17,30h
Passeio de reconhecimento de plantas medicinais para a Saúde da Mulher.
Fernanda Botelho, especialista em plantas medicinais, conduz um passeio botânico a pé onde se dará destaque às várias famílias das plantas que ali se encontram e à importância de as conhecermos pelos seus nomes científicos. Durante os passeios, explorar-se-á a riqueza terapêutica, culinária e hortícola do património botânico presente no percurso a explorar.
Vamos embrenhar-nos na mata da serra de Sintra e descobrir as ervas comestíveis e medicinais, com especial foco para as plantas específicas para a saúde feminina.
Haverá com certeza muita planta fresca e tenra à espera de ser reconhecida e quem sabe provada também.
Formadora: Fernanda Botelho
30 Maio 2021, 10-17,30h
Aula pratica de remedios caseiros com plantas medicinais
Nesta aula vamos aprender as diferenças entre os varios tipos de infusão de plantas medicinais, as formas de preparação e chás, pomadas, emplastros e outros remedios caseiros a base de plantas.
Formadora: Fernanda Botelho
19 Junho 2021, 10-17,30h
Microbioma vaginal
Um olhar sobre o papel das bactérias vaginais, estrategias de prevenção de infeções urinárias e vaginais recorrentes. O mundo dos probióticos, quais escolher e como usar.
Formadora: Antonella Vignati
20 Junho 2021, 10-17,30h
Dos 40 para cima: os anos da transição
Para muitas mulheres, a ideia da menopausa equivale a um senso de luto, perda, ou tabu. Isto deve-se a uma cultura na qual o valor da mulher é diretamente e exclusivamente relacionado com o seu aspecto físico e a sua juventude. Uma cultura que ainda patologiza (e medica) qualquer manifestação da fisiologia da mulher, e claramente não podia poupar a menopausa. Preparar a transição é fundamental e passa por reconhecer os sinais incipientes da pré-menopausa que podem começar tão cedo como aos 35 anos: alterações dos ciclos (mais curtos ou mais longos, fluxo mais escasso ou mais abundante, aparecimento ou regresso de sintomas pré- menstruais, etc.). Mudanças mais ou menos subtis na nossa forma de estar, agir e pensar que são marcadas pelas mudanças hormonais em curso. Sinais que não querem dizer que que falte muito pouco para a menopausa, nem que a nossa fertilidade acabou, mas sim que estamos a entrar lentamente numa etapa diferente que aos poucos, no curso dos próximos anos, nos vai levar até à menopausa.
A nível de conteúdos, serão ferramentas para viver em harmonia e aceitar com graciosidade aquilo que será, esperemos, uma etapa muito longa da nossa vida. Mais uma vez, os nossos aliados serão a Alimentação, a Fitoterapia, e o conhecimento da fisiologia feminina, entre outros.
Tópicos:
-
O caminho da pré-menopausa: muito antes do que pensamos!
-
Reconhecer os sinais da pré-menopausa, muito antes dos afrontamentos.
-
Gerir a fertilidade e a contracepção na pré e perimenopausa
-
A menopausa como percurso, não evento repentino.
-
Alívio natural de desconfortos associados à perimenopausa e menopausa (afrontamentos, secura vaginal, diminuição da libido, flutuações emocionais).
-
Prevenção de problemas de saúde frequentes na pós-menopausa: osteoporose, doenças cardiovasculares, etc.
Formadora: Antonella Vignati